Quem é que nunca precisou desentupir algo? Pode ser o esgoto ou até mesmo uma pia. O fato é que nem sempre é fácil desentupir o que precisa. Não é todo mundo que tem conhecimento nessa área. Pensando nisso, este blog irá ajudá-lo a desentupir tudo o que quiser. Continue lendo para saber mais sobre o blog Desentupidora (desentupidor.net).

O blog Desentupidora (desentupidor.net): por que eu preciso conhecê-lo? (+ dicas)

A ideia do blog Desentupidora / Desentupidor

Apesar do crescimento da internet, nem sempre é possível encontrar informações relevantes sobre tudo que você precisa saber. Você até encontra informações sobre desentupidora, desentupimento e desentupidor na internet, mas não é tão fácil achar um blog voltado exclusivamente para o assunto.

Não sabe o que usar para desentupir?

Há diversas formas de desentupir algo. Por exemplo, se você pretende aprender como desentupir uma privada, poderá encontrar diferentes maneiras. Há vários materiais que podem ser utilizados para desentupir uma privada ou uma pia, por exemplo.

Apesar das diferentes formas utilizadas para o desentupimento, é necessário tomar cuidado, pois algumas podem causar problemas. Por exemplo, algumas pessoas recomendam o uso de soda cáustica. Ela pode até ajudar no desentupimento, mas é nem sempre é a melhor opção. Isto porque a soda cáustica é forte e pode lhe causar danos. O melhor é que você utilize outras formas se não tem afinidade com a soda cáustica.

Já imaginou um “blog Desentupidora”, onde você possa encontrar essas informações? Pois agora é possível.

É normal acontecer um entupimento?

É normal que às vezes haja um entupimento em algum lugar de sua casa. O que não pode é esses entupimentos acontecerem com grande frequência. Você desentope e logo está entupido novamente. Isso acontece com você? Então há lago errado que precisa ser corrigido.

Algumas pessoas não sabem, mas às vezes os entupimentos ocorrem por causa delas mesmas. Alguns erros podem ocasionar entupimentos e, se esses erros forem cometidos sempre, os entupimentos persistirão. O melhor a fazer é prevenir, assim você não irá ter que ficar desentupindo sempre. O que você prefere: ter que desentupir sempre ou evitar que os entupimentos ocorram? Claro que evitar, não é mesmo? Então confira como evitar entupimentos:

Não jogue óleo, gordura e restos de comida na pia

Muitas pessoas olham para o óleo, a gordura, ambos líquidos misturados na panela, frutos da carne feita no almoço, e pensam: “onde jogar?”. Sem saber das consequências, vão logo jogando essa gordura líquida na pia. Afinal, é tudo líquido mesmo e irá descer pelo cano junto com a água, certo? Errado!

Apesar de essa gordura estar em estado líquido na hora em que você jogar dentro da pia, posteriormente ela ficará em estado sólido. E o que acontece quando há muita gordura solida dentro de seu encanamento? Exatamente, meu caro gafanhoto, essa gordura entupirá o cano e não deixará a água passar.

É aí que você percebe o estrago que fez. A água da pia não irá descer, você terá grandes prejuízos e terá que arrumar uma forma para desentupir a pia.

Quanto aos restos de comida, eu não preciso nem falar, não é mesmo? É óbvio que os restos de comida podem tapar a passagem de água da pia, fazendo com que ela desça lentamente ou, pior, nem sequer desça.

Não jogue preservativos e/ou absorventes pela privada

Algumas pessoas desavisadas ainda cometem esse erro. Ao invés de descartarem os preservativos e absorventes no lixo, acabam jogando no vaso sanitário. Tudo parece perfeito, você vai dar descarga, a água começa a descer, levando o seu lixo, até que… Eis que ela para de descer e começa a subir… A subir… A subir… Nessa hora é bom tomar cuidado para que ela não comece a vazar e molhe seus pés.

É claro que é possível desentupir, tirando a camisinha ou o absorvente da privada, mas você quer ter que passar por isso? Não? Então o melhor é não fazer essa burrada. Jogue o lixo dentro do lixo do banheiro. A camisinha pode ser enrolada em um pedaço de papel higiênico.

Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de você se… prevenir (isso óbvio, não é?). Dessa forma, você evita ter altos gastos para arrumar sua tubulação posteriormente, caso ela venha a dar problema.

Mas é claro que para fazer uma boa manutenção preventiva, se você não conhecer e não quiser aprender, terá que contratar uma boa empresa. Para isso, você deverá avaliar as que se encontram na região em que mora.

Utilize canos com mais de 100 mm

Também é muito importante ter o seu encanamento para esgoto bem feito. É bom utilizar canos com mais de 100 mm para o esgoto e o motivo é até fácil de entender. Com canos muito finos, as chances de ocorrer algum tipo de entupimento por causa de algo que esteja impedindo a passagem de água aumentam consideravelmente.

Utilize o sifão sempre que possível

Com o sifão, é possível reter a sujeira nele. Como é fácil de tirar o sifão para limpar, a sua vida ficará mais simples. Se acontecer um entupimento, você pode retirar o sifão e limpá-lo para que tudo volte ao normal.

Jogar papel higiênico na privada a entope?

Em alguns países, o descarte do papel higiênico é feito no vaso sanitário. Isso ocorre pelo fato de que o papel higiênico se dissolve facilmente dentro da água. Sim, ele se dissolve. Depois é só dar descarga e ele irá junto com a água e o que mais estiver dentro dela (caso não tenha nada que provoque entupimento). Com isso, acaba evitando o acumulo de papel nos sacos de lixo.

Mas também não vá jogar o rolo inteiro de papel dentro da privada e esperar para ver o que acontece. Nesse caso, é bem provável que o vaso entupa.

Desentupir por conta própria ou contratar um profissional, uma desentupidora?

Dependendo do problema, desentupir por conta própria não será uma tarefa tão difícil assim. Basta você seguir um passo a passo (que serão publicados neste blog para os diferentes tipos de entupimentos) corretamente utilizando os materiais necessários.

Além de você ter o local desentupido, ainda terá um novo conhecimento e poderá ajudar alguém na mesma situação posteriormente. Imagina aquela pessoa querida com a pia entupida e você poderá ajudá-la.

Aprendendo bem, pode ir além e até ganhar um dinheiro extra com isso. Quantas pessoas do seu bairro (ou bairros próximos) não têm algum tipo de entupimento em casa de vez em quando?

Se você não quer aprender e/ou tem medo de errar e pode contratar o serviço de um profissional desentupidor, então essa pode ser a melhor opção para seu caso. Um bom profissional poderá desentupir utilizando as ferramentas adequadas para cada local.

O blog Desentupidora irá ajudar bastante a sua vida. Para ler os demais artigos e aprender, assim como várias outras pessoas, a desentupir, basta curtir a página de fãs do blog Desentupidora no Facebook:

 

 

Aproveite também para deixar o seu comentário e compartilhar o artigo, isso é muito importante para que eu continue com o trabalho, com informações interessantes sobre desentupimentos.