Você já passou pela situação de estar lavando a louça e, de repente, a água para de descer? Só quem passa por isso sabe como é (e não é tão difícil assim de passar). Se você nunca passou por essa situação, é bem capaz que ainda passe.

Há algumas maneiras de prevenir o entupimento da pia do banheiro e também da cozinha, mas mesmo assim não há como garantir com 100% de certeza que ele não vá acontecer. Mesmo prevenindo, a pia entope. E agora? O que fazer?

Talvez você não saiba, mas há uma grande quantidade de maneiras de desentupir a pia do banheiro e a pia da cozinha. E quando eu digo grande, é realmente grande. O melhor é que boa parte pode ser feita em casa, por qualquer pessoa, utilizando produtos simples. Mas também há métodos mais perigosos e outros que devem ser executados por profissionais, pois necessitam de equipamentos específicos.

Ficou curioso? Então pegue uma cadeira e leia atentamente o passo a passo com 18 maneiras eficazes de como desentupir pia da cozinha e do banheiro. Preste muita atenção para não cometer nenhum erro na hora de desentupir a pia.

18 maneiras eficazes de como desentupir pia passo a passo

1 – Como desentupir pia com bicarbonato de sódio e vinagre

Um dos métodos mais conhecidos de desentupir pia é com o bicarbonato de sódio misturado com vinagre. O bicarbonato de sódio é branco, solúvel em água e seu custo é baixo. Por si só já tem diversas utilidades. Ele pode ser utilizado na comida, para limpeza e, é claro, para desentupir a sua pia.

Mas como eu faço para desentupir minha pia com bicarbonato? Confira o passo a passo para desentupir pia com vinagre e bicarbonato de sódio:

1 – Deixe a pia vazia

Não vá fazer bagunça. É provável que sua pia ainda tenha louça para ser levada, afinal você não sabia que ocorreria o entupimento. Porém não dá para desentupir a pia com vários copos, facas e pratos lá.

Coloque a louça suja em outro canto. Aproveite e também retire a água em excesso de dentro da pia.

2 – O bicarbonato e o vinagre

Jogue um pouco de bicarbonato de sódio no ralo da pia entupida. A quantidade varia, podendo ser de algumas colheres até um copo. Isso dependerá também da gravidade do entupimento. Em seguida, jogue meio copo de vinagre branco em cima do bicarbonato. Você verá a mistura fazendo efeito. Ainda é possível pegar um pano e tapar o ralo para que nada suba.

3 – Finalizando

Deixe o pano por aproximadamente meia hora e depois retire. Após esse tempo, para completar a limpeza, jogue água fervente no ralo da pia da cozinha.

Vale ressaltar que é normal que saia mau cheiro durante o desentupimento da pia com bicarbonato e vinagre, porém vale muito a pena pelo resultado final.

2 – Como desentupir pia com Coca Cola

Desentupir pia com Coca-Cola? Sim, isso é possível. A Coca-Cola contém ácido fosfórico e esse seria o maior responsável pelo desentupimento. Mas ainda vale lembrar que a concentração de ácido fosfórico na Coca-Cola é baixa, então pode demorar um pouco até que a pia desentupa, isso se desentupir.

Muita gente acredita ser mito que um refrigerante, a Coca, seja capaz de desentupir uma pia. Para alguns casos, realmente, ela não adiantará de nada. Há casos em que somente chamando uma desentupidora, por exemplo. Porém, dependendo do problema da sua pia, a Coca-Cola pode sim ajudar no desentupimento. Se você tem uma garrafa de Coca em casa e sua pia está entupida, não custa nada experimentar o método. O pior que pode acontecer é ela continuar entupida.

Confira o passo a passo de como desentupir uma pia com Coca-Cola:

1 – Tire o excesso de água da pia

É claro que se sua intenção é desentupir, você não irá fazer isso com a pia cheia de água. Você pode esperar ela descer. Dependendo do entupimento, a água ainda desce, só demora mais que o comum.

Se a água estiver demorando muito para descer e você não quiser esperar, basta retirá-la. Pode pegar um balde pequeno e ir retirando a água acumulada dentro da pia.

2 – A Coca-Cola entra em ação para o desentupimento da pia

Pegue uma garrafa de Coca-Cola, abra-a (isso é óbvio) e vá despejando o seu conteúdo dentro da pia entupida. Deixe o refrigerante lá por um tempo para fazer efeito, não abra a torneira imediatamente.

Passados alguns minutos, você já pode fazer o teste e verificar se a Coca-Cola foi capaz de desentupir a sua pia ou não.

3 – Como desentupir pia com garrafa pet

Se funciona ou não, você que terá que descobrir. Assim como várias técnicas que circulam na internet, a de desentupir a pia com uma garrafa pet é uma delas. E não, não estou falando novamente de desentupir sua pia com uma Coca-Cola, jogando o conteúdo dentro dela. Na verdade, o que você fará é utilizar a garrafa pet vazia.

Desentupir pia com garrafa PET

Obs.: não vai tentar fazer com uma garrafa de vidro hein.

1 – Esvazie a garrafa pet

Se a garrafa ainda estiver com refrigerante, você precisará tirá-lo. Então se prepare para bebê-lo. Se você gosta de refrigerante, certeza que essa será uma das melhores partes do desentupimento.

2 – Tire a tampa da garrafa

Nessa técnica de desentupimento de pia, você terá que tirar a tampa da garrafa pet. Claro, fará isso quando ela já estiver vazia, senão sairá todo o gás do seu refrigerante.

3 – Vamos desentupir

Não há muito segredo na hora de realmente desentupir a sua pia com uma garrafa pet. Você não precisará cortar a garrafa nem nada do tipo.

O que você irá fazer será tirar o ar da garrafa e depois encaixá-la no buraco da pia. A água da pia deverá entrar na garrafa pet. Então você fará pressão apertando e soltando a garrafa pet. Dessa forma, a água irá entrar e sair várias vezes, até que, de repente, sua pia desentupirá (pelo menos na teoria).

Não há como garantir que dará certo, mas há chances de dar.

Essa dica eu peguei no blog Issamu, qualquer problema, reclamem com ele (risos).

4 – Como desentupir pia com vinagre

A única forma que conheço para desentupir uma pia com vinagre é utilizando também o bicarbonato de sódio (e alguns métodos que você conhecerá daqui a pouco). Isso ocorre pelo fato de que o vinagre puro não possui o mesmo efeito.

Se você conhece alguma outra forma de desentupir pia utilizando o vinagre, que não esteja no artigo, pode deixar um comentário explicando como.

5 – Como desentupir pia com pó de café

Uma das mais conhecidas formas de desentupir pia que circula na internet, e até entre pessoas no dia a dia, é utilizando pó de café. Sim, muita gente diz que o pó de café é capaz de desentupir a pia. Porém não é um fato comprovado. Na verdade, há pessoas que já fizeram e relataram até aumentar o entupimento.

Se você quiser fazer, é por sua conta em risco. Confira o passo a passo de como desentupir pia com pó de café:

1 – O preparo

Para desentupir a pia com o pó de café, você não irá jogá-lo de qualquer forma. Primeiro terá que prepará-lo (não, não é prepará-lo para beber). Você irá pegar um pouco de pó de café e adicionar um pouco de água.

2 – Jogue a mistura dentro da pia

Após feita essa mistura de café com água, ela deve ser jogada no ralo da pia entupida. O ideal é que você faça isso antes de dormir. Dessa forma, poderá deixar o produto agir na pia durante a noite.

3- Finalizando o desentupimento com borra de café

Ao acordar, você deve finalizar o desentupimento de sua pia. Para isso, se faz novamente necessário o uso de água quente. Ferva a água e jogue no ralo da pia. Se o desentupidor natural funcionar, você verá a água descer normalmente.

6 – Como desentupir pia com fermento

Será que é mesmo possível desentupir uma pia utilizando fermento? Algumas pessoas dizem que sim. Fazendo corretamente, ele terá um efeito efervescente e esse efeito é que poderá desentupir a sua pia.

Confira o passo a passo de como desentupir uma pia com fermento:

1 – O fermento

Você deve utilizar o tipo certo de fermento para que consiga desentupir sua pia entupida. No caso, é o fermento em pó. Também deve utilizar a quantidade certa de fermento em sua pia. Não vai querer jogar o potinho inteiro de fermento dentro de pia.

A quantidade ideal de fermento são duas colheres de sopa. Jogue-as no ralo da pia.

2 – Não basta somente o fermento

O fermento sozinho, provavelmente, não fará efeito nenhum. E é aí que entra o nosso segredinho. Você deve ferver uma panela de água.

Logo após fervida, você deve jogar a água quente no ralo, em cima do fermento. O efeito poderá desentupir a pia.

3 – Outra forma de desentupir a pia com fermento

Utilizar o fermento com água quente não é a única forma de desentupir pia. Há outra forma que você também poderá encontra por aí.

Ao invés de utilizar a água quente logo após jogar o fermento, você poderá utilizar meio copo de vinagre. Isto também causará efervescência.

Essa mistura provavelmente irá sair pelo ralo, mas esse não é o objetivo, você quer que ela fique lá para desentupir. Para que isso não ocorra, deve tapar o ralo da pia com um pano. Deixe fazer efeito por 30 minutos. Enquanto espera, você já pode ir colocando uma panela de água para ferver.

Após os 30 minutos, você deve retirar o pano da pia e já pegar a água quente. Vá jogando a água quente aos poucos dentro da pia. Se tudo ocorrer corretamente, você verá a água descer normalmente.

7 – Como desentupir pia com sal

Desentupir pia com sal? Há quem diga que é possível. Mas é claro que somente jogar sal dentro da pia, provavelmente não fará diferença nenhuma (talvez até entupa mais). Então como fazer para desentupir minha pia com sal? Confira o passo a passo de desentupimento de pia com sal:

1 – Jogue sal no ralo da pia entupida

Para começar, você deve jogar sal dentro da pia entupida, no ralo, para ser mais exato. Mas é claro que você não vai jogar somente uma pitada de sal (você não está temperando uma salada). Mas também não vá exagerar na quantidade hein.

2 – Água fervente

Após jogar o sal dentro da pia, você deve pegar uma panela com água quente (pode fervê-la antes mesmo de jogar o sal). Em seguida, jogue a água quente em cima desse sal.

3 – Faça pressão

Fazer pressão pode ajudar a desentupir sua pia. Para isso, você terá que novamente utilizar um pano. Basta tapar o ralo da pia com o pano após jogar a água quente.

Se tudo ocorrer corretamente, você irá ouvir um barulho, que significa que a água com sal foi capaz de desentupir seu cano da pia. Após isso, você já pode retirar o pano da pia e verificar o resultado.

8 – Como desentupir pia com água quente

Quer desentupidor mais natural que esse? Você já deve ter percebido que em muitos métodos de como desentupir pia, a água fervente costuma ser utilizada na finalização. E não é à toa que isso ocorre. Ela pode conseguir derreter gordura acumulada e fazer com que a pia desentupa de vez.

Há alguns casos em que somente utilizar a água quente já é o suficiente para conseguir desentupir. Principalmente se o problema for um pouco de gordura acumulada. Com água, a gordura acaba voltando ao seu estado líquido e indo embora pelos canos. Mas vale lembrar que a gordura polui a água, então o ideal é evitar jogá-la na pia para o bem dela própria e do meio ambiente.

Confira o passo a passo (bem simples) de como desentupir sua pia com água fervente:

1 – Tire a louça suja e a água da pia

É essencial, para qualquer tipo de desentupimento, manter a pia organizada, sem aquele monte de louça suja que você não conseguiu lavar. Você pode, por exemplo, pegar um balde e colocar a louça suja dentro (mas tome cuidado para não quebrá-la hein).

Também retire o excesso de água de dentro da pia. Se você jogar água quente em uma pia com água fria até o topo, a única coisa que irá conseguir é fazer com que ela acabe saindo, talvez até chegue a molhar o chão.

2 – Ferva a água

Com a pia pronta para o desentupimento, você deve ferver a água. Pode colocá-la para ferver até mesmo antes de terminar de preparar a pia para ser desentupida.

Apesar da crise de água, se você quiser desentupir sua pia com água, não pode utilizar uma quantidade pequena. Isso se deve ao fato de que, se o problema for grande, provavelmente precisará de uma grande quantidade de água.

Se houver a possibilidade, você poderá utilizar água de reuso. Ela é uma água tratada que não pode ser utilizada para beber, fazer comida ou algo parecido. Porém pode ser utilizada para outros fins, como gerar de energia, lavar o quintal e até mesmo desentupir sua pia.

3 – Jogue na pia

Finalmente chega a hora de jogar a água quente dentro da pia. Vá jogando a água aos poucos e observando se está fazendo efeito. Mas tome cuidado para não se queimar com a panela e com a própria água.

Você pode misturar detergente na água quente antes de jogá-la no ralo para potencializar o efeito. Também é possível, no lugar do detergente, misturar sabão em pó. Ambos são ótimos para limpeza e ajudarão no desentupimento.

9 – Como desentupir pia com mangueira

Será que é possível desentupir uma pia com uma mangueira? Em alguns casos, a mangueira pode ser uma boa solução sim. Mas novamente é necessário pensar no desperdício de água. Ao ligar a mangueira, se gasta muita água.

Confira o passo a passo de como desentupir sua pia com a mangueira:

1 – Retire o sifão

Para começar, você deve retirar o sifão. É recomendável colocar um balde abaixo dele porque é bem provável que caia água suja e tenho quase certeza que você não quer sua cozinha (ou seu banheiro) toda (o) suja (o), não é mesmo?

Também é recomendável utilizar luvas, pois esse sim será um trabalho sujo.

Ao retirar o sifão, você poderá aproveitar para limpá-lo, assim garantirá que tudo funcione perfeitamente após o desentupimento.

2 – Usando a mangueira para desentupir a pia

Finalmente chega a hora de utilizar a mangueira para desentupir o encanamento da pia da cozinha ou do banheiro. Você deve colocar a mangueira até o fundo e ligá-la. Ligue o máximo que puder, pois é essa pressão que fará com que a pia seja desentupida.

Se houver como, você também poderá utilizar uma mangueira desentupidora de canos. Ela é uma mangueira própria para isso e pode funcionar muito bem, desde que utilizada corretamente.

3 – Fazendo o teste

Feitos os passos anteriores corretamente, você deve desligar a água da mangueira e retirá-la. Com o sifão já limpo, coloque-o no lugar. Agora chega a hora de ligar a torneira e verificar o resultado. Se tudo der certo, a água deverá descer normalmente. Se ela demorar muito para descer, é sinal de que ainda há algo errado.

10 – Como desentupir pia com extintor

Você já imaginou desentupir sua pia com um extintor de incêndio? Pois é, é possível. Quando você pressiona a válvula do extintor de incêndio, aquele produto sai com força, vai direto para o cano e isso pode sim desentupir, segundo algumas pessoas que já fizeram.

Mas desentupir a pia com extintor pode ser perigoso?

Uma dúvida de muitas pessoas é quanto ao perigo de se utilizar um extintor de incêndio para desentupir a pia. Afinal, não é algo que pareça ser muito seguro, ainda mais para quem nunca mexeu em um. Já cheguei a ler um relato na internet de uma pessoa que contratou um “profissional” para desentupir algo e ele utilizou um extintor. O que é um pouco estranho, já que normalmente os profissionais utilizam equipamentos exclusivos para isso.

Também já li sobre um rapaz, funcionário de uma lanchonete, que teve a infeliz ideia de desentupir um cano com extintor de incêndio e deu tudo errado. O material contido no extintor acabou chegando ao olho do funcionário, ferindo-o gravemente. A notícia é antiga, mas vale como um alerta. Se quiser, você pode lê-la no site da Gazeta do Povo.

Ainda curioso sobre como desentupir pia com extintor de incêndio? Confira o passo a passo (mas se for fazer, é por sua conta em risco):

1 – Retire o sifão

Diferente de boa parte dos métodos, neste você não utilizará o produto direto no ralo da pia e sim no cano. Para isso, será necessário retirar o sifão do cano. O procedimento é até simples, basta puxar o sifão do cano corretamente.

2 – Utilizando o extintor

Agora você pegará a mangueira e a colocará dentro do cano. Encaixe direito a ponta da mangueira do extintor no buraco do cano.

Algumas pessoas dizem que o ideal é o extintor de CO2, mas também há relatos de gente fazendo com outros extintores. No vídeo abaixo, por exemplo, o homem faz com outro extintor (o único problema é que ele gasta o extintor inteiro, mas aparentemente dá certo):

3 – Aperte a válvula do extintor

Agora você terá que ir apertando a válvula do extintor para que o conteúdo saia. Mais uma vez eu ressalto para tomar muito cuidado. O ideal é que nem tente isso, mas se optar por fazer, não se esqueça de pelo menos utilizar uma proteção.

4 – Recolocando o sifão e fazendo o teste

Se você passou pelas etapas mais difíceis, é chegada a hora de ver se deu certo. Mas antes de tudo, você deve encaixar o sifão no seu devido lugar. Isso pode ser feito rapidamente.

Agora jogue água dentro da pia e observe se ela desce normalmente ou não. Se ainda não der certo, talvez seja a hora de buscar por uma desentupidora profissional.

11 – Como desentupir pia com borra de café

Utilizar a borra de café para desentupir a pia é semelhante a utilizar o pó de café. E também gera muita dúvida. Há pessoas que acreditam piamente (piamente, pia, nem sei por que escrevi essa palavra (risos)) que a borra de café seja capaz de desentupir a pia e outras que acreditam que o que ela faz é somente entupir a pia ainda mais.

Se você quiser fazer o teste (por sua pia entupida em risco), confira o passo a passo:

1 – Preparando a borra de café para ser jogada

Se você não possui um triturador de alimentos, não é recomendável jogar a borra de café direto no ralo da pia. Ao invés disso, você pode misturá-la na água (se for quente, melhor ainda, já lhe disse do que a água quente é capaz).

2 – Jogando na pia

Depois, basta jogar a borra de café com a água dentro da pia. Espere a mistura descer (se descer).

3 – Finalizando

Para finalizar o processo de desentupimento da pia com a borra de café, você deve ligar a sua torneira. Essa água deve fazer com que toda a borra de café desça.

Ao mesmo tempo, você também já poderá observar se houve ou não o desentupimento da pia. Se a água não descer, é sinal que você cometeu um grande erro.

12 – Como desentupir pia com desentupidor

Você já leu várias dicas para desentupir uma pia, mas por que não tentar fazer isso utilizando um desentupidor? Um simples desentupidor pode resolver o seu problema em poucos passos.

Curioso? Confira como desentupir sua pia com um desentupidor:

Desentupir pia com desentupidor

1 – Colocando água quente na pia

Sim, mais uma vez será necessário utilizar água quente dentro da sua pia para desentupi-la. Mas dessa vez você não irá jogá-la direto no ralo. Irá encher sua pia até a metade com a água quente. Dependendo do entupimento, é bem provável que ela fique parada na pia.

2 – Usando o desentupidor

Com a pia já com água quente parada dentro, você deve pegar o seu desentupidor. Você irá posicioná-lo em cima do ralo.

É chegada a hora de fazer pressão. Segurando o desentupidor pelo cabo, pressione-o para baixo e para cima, várias vezes e rapidamente.

3 – Vendo o resultado

Agora você deve puxar o desentupidor. Se tudo der certo, a água quente que estava em cima da pia irá descer pelo ralo. Pronto, você tem a sua pia desentupida e sem correr grandes riscos, como é o caso de utilizar um extintor de incêndio.

13 – Como desentupir pia com arame desentupidor

O arame desentupidor é um arame especial para ser utilizado em entupimentos. Ele pode ser encontrado em locais que trabalham com esse tipo de produto, como lojas de ferragens. Procure alguma mais próxima da sua casa ou, se preferir, compre pela internet.

Confira como desentupir uma pia com arame:

1 – Coloque o arame no ralo da pia entupida

O procedimento para desentupir pia com arame é simples, mas o resultado dependerá muito do tipo de entupimento. Para começar, você deve enfiar o fio de arame dentro do ralo da pia entupida. Mas não vá utilizar qualquer arame, ele deve ser resistente.

2 – Empurrar e puxar

Agora chega a hora finalmente de desentupir a pia. Você deve empurrar o arame desentupidor quando ele já estiver lá dentro do ralo. Em seguida, deve puxá-lo. Repita o procedimento várias vezes.

3 – Verificando o resultado

Após desentupir (ou pelo menos tentar), você deve verificar se deu certo. Retire o arame desentupidor do ralo da pia. Em seguida, jogue água na pia e verifique se ela está descendo normalmente.

Se não der certo, você pode experimentar algum outro método ou, se preferir, chame uma desentupidora.

14 – Como desentupir pia de cozinha com soda cáustica

Antes de lhe passar o método passo a passo de como desentupir uma pia com soda cáustica, é necessário alertá-lo. A soda cáustica pode ser perigosa. Você deve ter o máximo de cuidado possível para que ela não entre em contato com sua pele, pois o produto poderá causar danos ao seu corpo.

Vale lembrar que a soda cáustica é tão forte que pode acabar estragando encanamentos de má qualidade, ocasionando vazamento. Os casos são raros, mas pode acontecer. Então, quando for fazer, é por sua conta em risco. Além disso, se você não utilizá-la corretamente, é possível que acabe entupindo o encanamento ainda mais.

Confira o passo a passo de como desentupir pia de cozinha (e de banheiro) com soda cáustica:

1 – Pense na proteção

Não dá para utilizar soda cáustica sem pensar na proteção. É de grande importância estar bem protegido na hora de desentupir sua pia com soda cáustica. Isso se deve ao fato de ela ser corrosiva. O ideal é utilizar luvas e óculos de proteção.

A soda cáustica não pode ter nenhum tipo de contato com sua pele, pois pode ocasionar queimaduras.

2 – Jogue água quente antes

Antes de começar o desentupimento da pia da cozinha ou da pia do banheiro, você deve jogar água quente nela. Isso será bom para que o produto não grude.

3 – Colocando a soda cáustica

Agora você deve colocar a soda cáustica no ralo. Não há uma quantidade ideal, isso varia muito de caso para caso. Se for um entupimento muito grave, uma quantidade maior de soda cáustica deve ser utilizada (mas sem exageros). 150 gramas (no máximo) já é o suficiente.

4 – Mais água quente

Novamente será necessário o uso da água quente. De um a dois litros já deve ser o suficiente. Você já pode deixar a água no fogo antes.

Mas lembre-se: quando a água quente se mistura com a soda cáustica, o efeito produzido não é dos melhores. Para evitar que espirre, você deve ir jogando aos poucos, com cuidado. Além disso, como já foi explicado, a proteção é essencial para que o produto não lhe atinja.

Após isso, deixe a mistura fazer efeito no cano. Você não precisa ficar lá contando os segundos, pode até tomar um sorvete enquanto espera.

Ainda há métodos em que ao invés de utilizar água quente, é utilizado o vinagre. Talvez ele seja uma boa opção também.

5 – Verificando se o cano da pia desentupiu

Chega a hora de verificar se foi possível ter um bom resultado. Para isso, você deverá jogar mais água na pia. Pode ser água morna. Se ela descer normalmente, a pia já está pronta para o uso de novo.

15 – Como desentupir pia com Diabo Verde

Você já ouviu falar no Diabo Verde? Não? Então precisa conhecê-lo.

Essa dica é bastante conhecida até. O Diabo Verde é forte e pode sim desentupir sua pia. Ele é semelhante à soda cáustica, mas não idêntico, como algumas pessoas pensam. Enquanto a soda cáustica é vendida em estado sólido, há o Diabo Verde líquido e o tradicional, em pó.

Confira o passo a passo de como desentupir sua pia utilizando o Diabo Verde:

1 – Pense na sua proteção

Assim como no uso da soda cáustica, também é necessário pensar na proteção ao utilizar o Diabo Verde. Ele é corrosivo e, por este motivo, poderá desentupir sua pia. Porém também poderá causar algum tipo de dano a você.

Utilizar óculos e luvas de proteção é muito importante ao mexer com esse tipo de material. Qualquer contato direto com ele poderá lhe causar algum dano.

Lembre-se ainda de não inalar o produto.

2 – A escolha do Diabo Verde

Para o desentupimento de pias, o Diabo Verde que deverá ser utilizado é o tradicional. Ele é recomendado para pias e ralos. O Diabo Verde líquido é recomendado para desentupir vasos sanitários e ralos.

3 – Retire a água da pia

Sim, para você utilizar o Diabo Verde, é necessário retirar a água da pia. Use algo para retirá-la, caso ela não desça sozinha.

4 – Colocando o produto na pia

Agora chega a hora de finalmente colocar o produto dentro da pia entupida. Coloque três colheres de Diabo Verde dentro da sua pia.

5 – Acrescentando água quente

Para que o produto faça efeito, você também deve acrescentar água quente. Porém note que a inalação do produto será maior ao acrescentá-la, então tome cuidado. Você deve esperar o produto agir.

Para não ter erro, o ideal é ler todas as instruções da embalagem e segui-las.

Vale lembrar que dizem que o produto agride o meio ambiente. E não é para menos. Com a grande quantidade de elementos utilizados no Diabo Verde, é bem provável que agrida mesmo. Então, se você se preocupa com o meio ambiente, pense duas vezes antes de utilizar o produto para desentupir a pia.

16 – Como desentupir pia com fita desentupidora

A fita desentupidora, você encontra para comprar até no Mercado Livre. Ou seja, não é algo tão difícil assim de se achar.

Ela serve mais para fazer o mapeamento de sua tubulação. Mas também pode ser utilizada para desentupir, em alguns casos. Isso quando é um entupimento pequeno.

Apesar de ser um nome até conhecido, é um método que nunca utilizei e não sei exatamente como é feito para lhe explicar. Se você sabe como desentupir pia com fita desentupidora, deixe um comentário explicando. Posso até adicionar aqui com os devidos créditos.

17 – Não conseguiu desentupir a pia? Contrate uma ajuda especializada

Você já tentou de tudo, mas não consegue desentupir sua pia? Então está na hora de chamar uma ajuda especializada. É claro que você terá que pagar pelo serviço, mas alguém que entende do assunto poderá desentupir sua pia da melhor maneira possível, pois terá os equipamentos necessários para isso.

Além disso, você também estará se prevenindo de danificar sua rede de esgoto. Sem saber desentupir corretamente, você pode acabar danificando sim os encanamentos. Dessa forma, acabará, no lugar de economizar, tendo que gastar ainda mais para concertar o que você fez. Então pense duas vezes antes de querer concertar sua pia entupida a todo custo.

18 – Como desentupir pia com hidrojato

Você já ouviu falar no hidrojato? Talvez não, mas é algo importante de se conhecer. Ele é como se você colocasse uma mangueira comum em seu cano para desentupir, a única diferença é que sua força é muito maior. A água sai a uma velocidade bem alta, sendo capaz de limpar o encanamento por completo.

Porém, uma máquina de hidrojateamento não é tão barata e é bem capaz que você não tenha e nem queira gastar com uma. É claro que ela pode ajudar, mas se você cuidar para que seus canos não entupam, provavelmente não terá que utilizar a máquina muito, então acabará sendo um mau investimento.

Caso você possua o equipamento, confira o passo a passo de como desentupir sua pia com o hidrojato:

1 – Retire o sifão

Para utilizar o hidrojato, você irá colocá-lo dentro do cano. Para isso, é necessário retirar o sifão. É bem simples de retirá-lo.

Ao retirar o sifão, você também já aproveita para limpá-lo. Não se esqueça de colocar um balde embaixo da pia para que você não acabe com o chão todo sujo.

2 – Hora de utilizar o hidrojato

Coloque a mangueira da máquina de hidrojato dentro do cano. Em seguida, basta ligá-la. A água irá sair da máquina com alta pressão para que consiga empurrar toda a sujeira que esteja obstruindo o cano, impedindo que a água corra normalmente.

3 – Empurre a mangueira do hidrojato

Você não irá ficar com a mangueira de hidrojato parada. Para que o cano fique totalmente limpo, é necessário ir empurrando-a. Vá empurrando a mangueira aos poucos, assim você limpará o cano por completo.

4 – Hora do teste

Ao terminar a limpeza de hidrojateamento, chega a hora de testar a pia para verificar se foi desentupida corretamente. Antes de tudo, você deve desligar a máquina de hidrojato e puxar sua mangueira.

Em seguida, coloque o sifão no lugar corretamente.

Para fazer o teste, é bem simples, basta ligar a torneira e verificar se a água desce normalmente. Se você fez tudo direitinho, provavelmente a água descerá com grande facilidade.

 

E você, como fez para desentupir sua pia? Possui alguma dúvida? Então deixe seu comentário, ele é muito importante para me motivar a publicar mais conteúdo.